13 Oct 2014

Majora Jogo de Arquitectura - Como é a minha Casa




Majora – Mário J. Oliveira & Irmão foi uma empresa portuguesa com sede no Porto, dedicada ao fabrico debrinquedos e jogos infantis e juvenis.
A empresa foi fundada no Porto em 1939 por Mário José de Oliveira, concebeu mais de 300 produtos e chegou a produzir, mais de 1 milhão de brinquedos por ano.

Os primeiros jogos didácticos a serem produzidos foram os cubos da Carochinha, seguiram-se outros como o Rapa o Tacho e a Roda da Sorte. O primeiro jogo original foi o Pontapé ao Goal e os materiais usados eram, sobretudo, madeira e cartolina, que se mantiveram na linha de produção.
Em finais do século XX, a empresa enfrenta desafios num mercado em forte crescimento, dominado por multinacionais de peso como a Mattel e a Hasbro, a editora do famoso Monopólio que a Majora produziu sob licença até à década de 1990. Nessa altura, parte da produção foi deslocalizada para a China, onde se fabricam a maior parte dos brinquedos do mundo. Com a terceira geração à frente dos destinos do negócio, lança o mítico Sabichão ou o Mikado.

No comments:

Post a Comment