Secla


Secla é uma empresa portuguesa sediada em Caldas da Rainha e uma das principais produtoras da mundialmente difundida cerâmica tradicional caldense.

 "A SECLA (Sociedade de Exportação e Cerâmica, Lda.) foi fundada após a Segunda Guerra Mundial, tendo como principal objectivo a exportação para o mercado norte-americano, ao longo dos anos foi alargando o seu território comercial, tendo encerrado definitivamente em 2008. 

A Sociedade nasce nas Caldas da Rainha, em Dezembro de 1946, pela mão do seu fundador Joaquim Alberto Pinto Ribeiro (1921-1989), após uma primeira fase de laboração, iniciada em 1945, sobe a designação de Fábrica de Cerâmica Mestre Francisco Elias (homenageando o ceramista local), e protagoniza uma importante renovação do gosto tradicional português, introduzindo uma linguagem moderna. 
A produção da SECLA nas décadas de 50 e 60 reflecte claramente as preocupações do seu tempo, por um lado uma tendência para a mecanização na elaboração de peças funcionais, cujo desenho escorreito domina a produção corrente, por outro a abertura à experimentação acolhendo artistas e designers que, não só contribuem para melhorar a qualidade da produção corrente, como desenvolvem peças inovadoras, subsidiárias de uma gramática contemporânea, comum à mais avançada produção europeia e americana da época.


A SECLA estará entre as fábricas a desenvolver uma série de padrões em relevo para o mercado anglo-saxónico que acabarão por definir a sua imagem, tanto no contexto nacional como internacional. "

http://ceramicamodernistaemportugal.blogspot.pt/2011/07/servico-de-cafe-secla.html

http://www.secla.pt/

No comments:

Post a Comment